Mercado Central
Inaugurado no final do século XIX, o Mercado Central de Budapeste é o maior mercado coberto da cidade e conta com uma história bastante interessante.
No dinal do século XIX foram construídos cinco mercados em Budapeste para controlar a qualidade dos alimentos e melhorar seu estado de conservação, já que, no final do século XIX, a cidade enfrentava muitos problemas sanitários.
História
O edifício do Mercado Central de Budapeste tem uma história muito interessante. O arquiteto Samu Pecz se encarregou do design e o edifício foi construído em 1897.
Desde o início, a construção foi uma contínua fonte de protestos e os cidadãos criticavam que desde a sua criação os preços subiram, algo que piorou com a chegada da Primeira Guerra Mundial.
Na Segunda Guerra, a estrutura do mercado ficou gravemente danificada e nos anos seguintes ele começou a perder status.
Em 1991, o Mercado Central foi declarado em ruína e foi fechado ao público. Três anos depois, o edifício foi restaurado e hoje é um dos edifícios mais significativo de Budapeste.
Quando visitá-lo?
Você pode visitar o Mercado Central qualquer dia, exceto aos domingos. O dia mais animado costuma ser sábado de manhã.
Se na visita ao mercado você ficar com fome, no andar superior há umas bancas de comida bastante baratas, onde você irá literalmente dividir a mesa com 50% de locais e 50% de turistas.
Horário
De terça a sexta, das 6:00 às 18:00 horas.
Segunda, das 6:00 às 17:00 horas.
Sábados, das 6:00 às 15:00 horas.
Domingos, fechado.
Transporte
Metrô: Kálvin Tér, linha M3 (azul).
Bonde: Fővám tér, linhas 2, 47 e 49.
Ônibus: Fővám tér, linhas 15, 83 e 115.
Lugares próximos
Igreja Rupestre (528 m) Museu Nacional da Hungria (539 m) Balneário Gellert (595 m) Igreja Paroquial do Centro (724 m) Museu de Artes Aplicadas (762 m)