Moeda de Budapeste
A moeda oficial de Budapeste é o florim húngaro (HUF). Algumas pessoas, ao falar da moeda em plural, chamam os florins de forintos, já que o nome em húngaro é forint.
A Hungria tem planos de adotar o euro, mas não há um prazo para que isso aconteça.
Notas e moedas de Budapeste
Em Budapeste, você irá encontrar notas de 500, 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000 florins. As moedas em circulação são de 5, 10, 20, 50 e 100 florins.
Caixas eletrônicos e bancos
No centro de Budapeste você não terá nenhum problema para encontrar bancos e caixas eletrônicos. A medida que você se afaste das principais ruas comerciais, a presença de caixas eletrônicos diminui consideravelmente.
Como pagar?
Atualmente, a melhor maneira de pagar em Budapeste é com dinheiro em espécie, pois o imposto cobrado para trocar reais por moeda estrangeira é mais baixo do que aquele que incide sobre as compras feitas com o cartão de crédito no exterior ou em cartões pré-pagos.
Para quem viaja com frequência, pode ser interessante usar o cartão de crédito e assim ganhar pontos em programas de milhas.
Por questões de segurança, o mais recomendado é diversificar a forma como você irá levar o dinheiro na viagem, usando não só dinheiro em espécie, mas também o cartão de crédito e pré-pago, para o caso de alguma emergência.
Onde trocar o dinheiro?
O melhor tipo de câmbio costuma ser oferecido nas casas de câmbio perto do centro da cidade. A cotação média dos bancos, aeroportos e hotéis costuma ser mais elevada. Para os brasileiros, o mais recomendado é trocar reais por dólares ou euros no Brasil e, já na Hungria, trocar por florins.
Antes da viagem, recomendamos que você consulte com o seu banco a comissão cobrada por sacar dinheiro no exterior em moeda estrangeira. Assim, você pode ver se vale a pena sacar dinheiro nos caixas eletrônicos de Budapeste.
Tipo de câmbio
Ft500 (US$1,30)