Museu de Belas Artes
O Museu de Belas Artes de Budapeste (Szépmüvészeti Múzeum) é um dos museus mais importantes e visitados da cidade, com mais de meio milhão de visitantes anuais.
Arquitetura
O conjunto arquitetônico formado pela Praça dos Heróis, a Galeria de Arte Mücsarnok e o Museu de Belas Artes é um dos mais espetaculares de Budapeste.
O Museu de Belas Artes foi desenhado em estilo neoclássico pelos arquitetos Fülöp Herzog e Albert Schickedanz. O pórtico e as oito colunas que presidem sua entrada remetem inevitavelmente à Grécia e Roma.
A arquitetura interior do museu não é menos surpreendente e faz com que sua visita valha a pena.
Coleção
No Museu de Belas Artes de Budapeste são expostas obras de pintores tão importantes quanto Rafael, Picasso, Tiepolo, Cézanne ou el Greco.
Além de pintura e escultura, no museu também são expostos objetos clássicos da Grécia e de Roma, além do Egito, incluindo algumas múmias.
Muito recomendável
Embora a pintura não chame tanto a nossa atenção, as pequenas seções sobre cultura clássica e, especialmente, a arquitetura interior do Museu de Belas Artes de Budapeste fazem com que a visita seja imperdível.
Horário
De terça a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.
Segunda: fechado.
Preço
Adultos: Ft4.800 (US$12,50).
CIdadãos europeus de 6 a 26 anos e de 62 a 70 anos: Ft2.400 (US$6,20).
Menores de 6 anos e cidadãos europeus maiores de 70 anos: entrada gratuita.
15 de março, 20 de agosto e 23 de outubro: entrada gratuita.
Budapest Card:10% de desconto.
Transporte
Metrô: Hősök tere, linha M1.
Ônibus: Hősök tere, linhas 20E, 30, 30A e 105.
Trólebus: Hősök tere, linhas 72, 75 e 79.
Lugares próximos
Praça dos Heróis (102 m) Balneário Széchenyi (498 m) Parque da Cidade (571 m) Avenida Andrássy (853 m) Ópera de Budapeste (2 km)