
O que fazer em Budapeste
Entre os principais lugares para ver em Budapeste se destacam a Ponte das Correntes, o Castelo de Buda, o Parlamento e a Ópera. Conheça todas as visitas imprescindíveis em Budapeste!
Budapeste, apelidada de Pérola do Danúbio, é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa. Fundada pelos romanos e intimamente ligada tanto ao Império Otomano quanto à dinastia dos Habsburgos, oferece um rico patrimônio histórico e cultural que encanta todos os seus visitantes.
Você sabia que Budapeste tem o segundo maior parlamento da Europa? Ou que é proibido construir prédios com mais de 96 metros de altura no centro da cidade? Ou, ainda, que suas fontes termais são reconhecidas nacional e internacionalmente? Essas são apenas algumas das muitas curiosidades sobre esse destino fascinante. História, tranquilidade, gastronomia requintada e vida noturna agitada se reúnem na capital da Hungria.
Para uma primeira visita, nada melhor do que um free tour por Budapeste ou um tour privado para começar a explorar seus pontos turísticos mais emblemáticos. E se você quiser economizar nas taxas de entrada em museus e monumentos, o Budapest Card será um grande aliado: ele inclui acesso aos pontos turísticos mais emblemáticos!
O distrito de Buda, Patrimônio da Humanidade
Até o final do século XIX, Buda e Pest eram dois territórios independentes. Somente em 1873 eles foram anexados, dando origem à cidade de Budapeste como a conhecemos hoje. É por isso que recomendamos um free tour pela Budapeste histórica, que é quase obrigatório para entender como essas duas partes se fundiram.
A área mais antiga é, sem dúvida, Buda, onde fica o castelo de mesmo nome. Localizado no topo da Colina Várhegy, o distrito inteiro é protegido pela UNESCO. Pode-se chegar a ele a pé, por transporte público ou por trem funicular. A área abriga o Bastião dos Pescadores, um dos melhores lugares para apreciar um pôr do sol romântico na capital húngara. De lá, você pode ver o Rio Danúbio e a lendária Ponte das Correntes, outro dos pontos turísticos mais famosos de Budapeste.
É claro que é importante saber que o Castelo de Budapeste original não sobreviveu à passagem do tempo. O local dessa fortaleza agora é ocupado pela Galeria Nacional e pelo Museu de História de Budapeste. Esses edifícios formavam o Palácio Real de Budapeste antes de o país se tornar um estado republicano.
O lado de Pest e um dos maiores parlamentos da Europa
O distrito de Pest é o lar de um dos marcos mais emblemáticos da Hungria, que pode ser facilmente visitado reservando uma visita guiada ao Parlamento de Budapeste. Essa sede do poder legislativo, que só perde em tamanho para o Parlamento de Bucareste, impressiona tanto pela estética de sua fachada quanto pela decoração requintada de seus cômodos internos.
Próximo ao Parlamento está o complexo de esculturas Sapatos à beira do Danúbio, que presta homenagem às vítimas do Holocausto. Para saber mais sobre o patrimônio da comunidade judaica de Budapeste, recomendamos uma visita guiada à Sinagoga de Budapeste ou um tour pelo bairro judeu.
A área de Pest também abriga pubs em ruínas. Esses pubs são caracterizados por seus móveis curiosos e atmosfera eclética. São antigas fábricas ou armazéns abandonados, transformados em espaços autênticos onde você pode passar seu tempo livre, com cervejas, música ou apenas conversando até as primeiras horas da manhã.
Finalmente, para apreciar Buda e Pest de uma perspectiva privilegiada, nada melhor do que fazer um cruzeiro pelo Danúbio. Aqui estão algumas das melhores opções:
As mais belas igrejas da capital húngara
Budapeste tem muitos locais de culto importantes, entre eles a Basílica de Santo Estêvão, uma maravilha neoclássica de 96 metros de altura. O templo recebeu esse nome em homenagem ao primeiro rei da Hungria, Estêvão I, o santo padroeiro do país. De fato, uma de suas relíquias reverenciadas é mantida aqui: a Santa Mão Direita.
Se você comprar o ingresso para a Basílica de Santo Estêvão, poderá entrar na igreja sem precisar entrar na fila na bilheteria. Você também pode aproveitar sua visita para subir na cúpula ou assistir a um concerto na Basílica de Santo Estêvão.
Outro monumento religioso imperdível em Budapeste é a igreja de Matias, onde a Imperatriz Sissi foi coroada. É outro dos edifícios mais característicos da área Buda e, embora sua aparência atual seja produto de uma restauração recente, o edifício original data do século XIII. Se você pagar a taxa de entrada, poderá admirar o interior e subir na torre.
Mais coisas para fazer em Budapeste: entre banhos termais e parques
Budapeste, como todas as capitais europeias, possui tesouros culturais inestimáveis, mas essa cidade tem uma carta extra para jogar. De fato, a capital húngara sempre foi mundialmente famosa por seus banhos termais. Tanto que até hoje turistas e moradores locais fazem fila para aproveitar as propriedades benéficas de suas águas.
Para algumas horas de relaxamento entre monumentos, vale a pena comprar o ingresso para o Balneário Széchenyi ou do Balneário Gellert, abertos o ano todo e equipados com piscinas hidrotermais, saunas, banheiras de hidromassagem e outras instalações dedicadas ao cuidado do corpo e ao bem-estar. O que mais você poderia pedir?
E para continuar combinando turismo com um pouco de relaxamento, vale a pena saber que a capital húngara tem áreas verdes consideráveis. Széchenyi está de fato localizado no Parque Városliget, que também abriga um grande lago, o Museu de Belas Artes e o Castelo Vajdahunyad, que lembra muito o lar do Drácula.
A Ilha Margarida, localizada no Rio Danúbio, é outro lugar perfeito para relaxar e respirar ar fresco. Lá você encontrará um monumento que comemora a unificação da cidade e uma fonte musical.
Qual é a melhor época para visitar Budapeste?
Qualquer época é boa para visitar Budapeste. Entretanto, em termos de clima, a primavera e o verão são geralmente considerados os melhores meses para visitar a capital. As temperaturas são mais agradáveis e as horas de luz do dia permitem mais atividades ao ar livre. O outono, por outro lado, tem preços muito competitivos e acessíveis, enquanto o período de Natal em Budapeste é perfeito para vivenciar a magia das festas de fim de ano. Em suma, tudo depende da motivação da viagem e do orçamento de cada viajante.
Para facilitar a organização de sua viagem, nosso guia propõe um roteiro personalizado para conhecer as atrações imperdíveis de Budapeste em 2 dias, além de outras dicas práticas de como se locomover pela cidade e aproveitar ao máximo esse destino.