Balneários de Budapeste
Budapeste, reconhecida como a Cidade dos Balneários desde 1934, tem mais de cem mananciais de água termal.
Budapeste adquiriu o título de Cidade dos Balneários (ou cidade balneária) em 1934, já que a cidade possui 118 mananciais, tanto naturais quanto artificiais, dos quais todos os dias brotam mais de 70 milhões de litros de água termal a temperaturas que oscilam entre 20º e 80ºC.
As águas termais ganharam protagonismo no início do século XX para tratar doenças, mas os banhos de Budapeste estão em atividade desde a época da dominação romana. Durante a época turca, entre 1541 e 1686, também foram construídos importantes balneários, muitos dos quais ainda existem.
Antes de visitar um balneário de Budapeste, você deve conferir se as piscinas são mistas, já que a maioria deles reserva alguns dias para o público masculino e outros para o feminino.
Balneários mais importantes
Balneário Széchenyi
Balneário Gellert
Balneário Rudas
Outros dois balneários importantes são Király e Lukács.
Como conselho, independente do balneário que você for, não esqueça de levar roupa de banho, chinelo e, se for possível, sua própria toalha, já que, embora seja possível alugá-las, a qualidade não é das melhores.
Festas Cinetrip
Como curiosidade, em certos balneários da cidade (como no Rudas) são organizadas festas noturnas em alguns finais de semana. Se você gosta de balada, tem tempo e estará na cidade quando uma delas acontecer, não perca uma dessas festas aquáticas realizadas em espaços centenários. Os nomes dessas festas é Cinetrip ou Magic Bath.
As festas Cinetrip transformam o balneário com uma iluminação espetacular, telas, gogo-boys e gogo-girls, e pessoas dançando na água.