Trólebus em Budapeste
Em Budapeste, os trólebus, uma mistura de ônibus e bonde, estão em funcionamento desde1949 e se encontram na periferia da cidade.
A rede de trólebus de Budapeste é composta por 15 linhas numeradas do número 70 até o 83. É um meio de transporte mais lento que o ônibus, já que, ao passar por algumas ruas estreitas, os trólebus diminuem a velocidade e às vezes se desconectam acidentalmente.
Você deve lembrar que, assim como nos ônibus, é necessário apertar o botão do lado da porta para que o motorista a abra na parada seguinte.
Um pouco de história
A primeira rede de trólebus de Budapeste começou a operar em 16 de dezembro de 1933 em Obuda e tinha 2,7 quilômetros de extensão. Essa rota foi totalmente destruída em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois da guerra, em dezembro de 1949, se inaugurou a linha 70, que substituiria o bonde 10. O número de cada linha foi colocado para celebrar o 70º aniversário de Stalin.
Durante os anos seguintes foram criadas diversas rotas, substituindo as linhas de bonde das ruas mais estreitas.
No final dos anos sessenta, o governo começou a substituir os bondes antigos por ônibus, mas com o incremento do preço da gasolina, a decisão foi revertida nos setenta.
Embora as condições econômicas não tenham permitido a criação de novas linhas, durante os anos noventa e a princípios do século XXI foram comprados novos trólebus.
Hoje em dia é uma opção viável e que, por sorte, não substituiu completamente os bondes.
Preços
Para obter mais informações sobre o preço dos trólebus e outros meios de transporte, você pode consultar a seguinte seção: